segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Transexual é a 4ª vereadora mais votada de Salvador

A quarta maior votação para o cargo de vereador na cidade de Salvador (BA) é de uma transexual. Leo Kret do Brasil (PR) recebeu 12.861 votos, ficando atrás apenas de Alan Borges (PMDB), Sidelvan Nóbrega (PRB) e Isnard Araújo (PR), que é seu colega de partido e pastor evangélico. A vereadora eleita disse ainda não acreditar no resultado, confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Gente, a primeira trans eleita na Bahia, a terceira no Nordeste, a quarta candidata mais votada de Salvador. Para minha cabeça é muita coisa, ainda não acordei. Eu serei contra a homofobia em qualquer partido. Essa será sempre a minha bandeira", afirmou ao Terra a eleita.

Apesar desse discurso de que a "ficha ainda não caiu", a Leo Kret já começou a traçar os primeiros passos de 2009. Seu primeiro projeto deverá ser a regulamentação de uma lei que proíbe discriminação contra homossexuais, na capital baiana, que foi votado em 1997, mas está parado até hoje. "Só a minha presença na Câmara já será suficiente para colocar em debate o assunto diversidade sexual e homofobia. Que banheiro eu vou usar? Espero que seja o feminino, já que minha identidade de gênero é feminina".

Além de ser a primeira vereadora trans de Salvador, Leo também é uma das vereadoras mais novas da cidade: assumirá o cargo com 25 anos de idade. A transexual iniciou carreira em grupos de axé da periferia da cidade, onde alega estar seu maior eleitorado. "Minha votação vem do povo pobre, dos gays excluídos e, pelo fato de eu ser dançarina, de alguns artistas, que viram em mim uma maneira de protestar", explicou a dançarina do grupo Saiddy Bamba.

O que motivou sua candidatura? "O povo pede. Toda a hora que a gente passa, o povo pede algo diferente. Os políticos que aí estão, quando se fala de política, são sempre dos jornais, dos crimes, das falcatruas. Começaram a pedir minha candidatura. E me queriam como prefeita". Esse pode ser o próximo passo da transexual, mas ela admite: chegar à presidência da República faz parte de seus sonhos. "Sou uma séria candidata", diz.



Fonte: Redação Terra

2 comentários:

Anônimo disse...

Sucesso e dignidade na política!!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber quais são os projetos em pauta...!